A necessidade de ter andaimes na construção civil é grande para que os trabalhadores tenham uma plataforma segura e estável para realizar suas tarefas.

Ou seja, o andaime é uma parte essencial de muitos projetos estruturais de construção. Ele permite que os trabalhadores acessem com segurança as partes mais altas do edifício e facilita o transporte de seus equipamentos e ferramentas.

A fim de escolher o equipamento de andaime certo, existem vários fatores que você precisa levar em consideração, tais como:

  • Durabilidade do equipamento;
  • Segurança dos trabalhadores;
  • Tipo de solo onde a estrutura vai ser colocada;
  • Dimensionamento do andaime.

Portanto, antes de começar seu projeto de construção, é importante que você saiba o que procurar ao escolher o andaime tubular certo. A seguir, estão algumas das coisas a considerar ao escolher andaimes para o seu próximo projeto de construção.

Tipos de andaimes

Uma coisa que você deve saber de antemão é que andaimes não têm um tamanho único para todos os tipos de equipamentos. Em sua busca pelo andaime certo para o seu projeto de construção, você descobrirá que o andaime normalmente se enquadra em três categorias, cada uma com suas características únicas.

Sistemas de Plataforma Suportados: este é o tipo de andaime mais utilizado. Vem com plataformas elevadas feitas de madeira ou metal. O andaime é mantido unido pelos postes e estruturas que compõem a estrutura do andaime e estes são colocados firmemente no chão.

Andaime suspenso: este tipo de andaime não é tão comum como um sistema de plataforma suportado, mas não menos importante. Este andaime não repousa no chão, mas é suportado por cordas que o ancoram com segurança ao lado ou ao topo do edifício. Eles também são construídos em madeira ou metal e são ideais para solos irregulares.

Andaimes ajustáveis: são andaimes suspensos que podem ser levantados ou abaixados por meio de um sistema de polias. Andaimes ajustáveis ​​têm apenas uma plataforma que é movida para o nível do edifício onde e quando é necessário.

Sua escolha do tipo de andaimes dependerá da localização e do tipo de estrutura de concreto armado que você está construindo.

A empresa de andaimes certa

Na construção, encontrar a empresa de andaimes certa é tão importante quanto encontrar os acessórios corretos.

Você quer saber se a empresa que você está escolhendo pode fornecer o equipamento que você precisa a um preço que se adapte ao seu orçamento? A empresa de andaimes certa será capaz de mostrar as credenciais necessárias, juntamente com a prova de treinamento e qualificações adequadas.

A segurança é uma consideração muito importante na escolha de andaimes. É importante certificar-se de que a empresa de andaimes com a qual você está trabalhando esteja em dia com todas as licenças e regulamentos referentes a andaimes em sua área.

Note que um andaime típico é composto de partes móveis, aumentando as chances de algo dar errado. Portanto, certifique-se de que a empresa escolhida atenda a todos os requisitos de segurança locais e nacionais.

Alguns dos recursos de segurança a serem observados incluem guardrails e corrimãos, assim como plataformas resistentes e antiderrapantes.

Ao escolher o andaime, é importante considerar o tipo de projeto de construção em que você está envolvido. Diferentes tipos e estágios de construção exigem diferentes tipos de andaimes para garantir que eles sejam feitos de forma segura e eficaz.

Por exemplo, andaimes suspensos e ajustáveis ​​são as únicas duas opções seguras para trabalhar em edifícios muito altos. No entanto, mesmo que seja um edifício muito alto, mas tenha uma dimensão que não seja perfeitamente quadrada ou retangular, é melhor usar um suporte de plataforma suportado.

Além disso, você terá que considerar as dimensões do seu projeto de construção, o espaço disponível e as condições do canteiro de obras. Por exemplo, um andaime ajustável não funcionará bem em um canteiro de obras com espaço limitado.

Estabilidade do solo e altura da edificação

O terreno do seu local de construção terá um papel vital na sua escolha de andaimes. Se o terreno for forte, nivelado e confiável, sua melhor opção será o andaime de plataforma suportado, mas se houver incertezas quanto à estabilidade do terreno do local, um andaime suspenso será a opção mais segura.

Tenha em mente que se você usar um andaime de plataforma suportado em um terreno irregular ou instável, estará colocando em risco a vida das pessoas que estarão trabalhando nos andaimes.

Um número maior de acidentes com andaimes é causado por erro humano, e não por um problema com o equipamento. Na maioria dos casos, esses acidentes acontecem quando os gerentes de projeto não levam em consideração a altura do projeto de construção. Por isso, é preciso fazer o calculo estrutural do andaime corretamente.

Determine exatamente o quão alto é o seu projeto de construção e certifique-se de que o andaime que você tem é alto o suficiente para fazer o trabalho sem se esticar demais.

Enfim, em todas as fases do seu projeto de construção, é sempre uma boa ideia procurar e receber sugestões e conselhos de especialistas para que você não cometa erros. Isso também se aplica às suas necessidades de andaimes.

Uma boa empresa de locação de andaimes SP será capaz de determinar o que você precisa e ajudá-lo a fazer a escolha que melhor atenda às suas finalidades. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *