Janelas são elementos arquitetônicos que fazem a vedação ou abertura em uma parede, ela possibilita a ventilação e o isolamento dos ambientes internos.

A palavra, em geral, remete à ideia de vazio, por esse motivo também pode ser considerada como ângulo de visão, que permite a entrada de luz, mas também permite a extensão do olhar como um indivíduo que é observado.

Quais as aplicações da janela?

Existem diversos modelos que utilizam uma variedade de materiais em sua estrutura e nos vidros. Um modelo muito comum em banheiros e nas janelas de cozinha é a janela de aluminio basculante ela funciona através de uma alavanca posicionada em sua lateral.

Possui subdivisões em placas, normalmente, de vidro que giram ao redor de eixos horizontais que possibilitam sua abertura e fechamento.

Os modelos encontrados nas lojas de departamento e material de construção, normalmente, feitos de alumínio, mas algumas podem ser feitas em outros materiais, como madeira, além de ser possível encomendar um modelo com medida específica em uma serralheria por exemplo.

Outro ambiente onde é muito importante uma janela que possibilite a entrada de luz abundante e a brisa do ar é nas salas de estar de nossas casas.

Uma janela de vidro para sala é a mais adequada para quem deseja ter um ambiente mais moderno, que permita a entrada de luz natural e ventilação.

Para definir qual o tipo de janela utilizar, é importante estudar o ambiente e o projeto para decidir qual janela escolher.

É muito importante conhecer a qualidade do vidro que será instalado e as suas características. Normalmente, são utilizadas as janelas de correr nos ambientes como a sala.

Outra tecnologia que vem ganhando espaço no mercado, são as janelas de pvc preço variando de lugar para lugar.

Esquadrias de PVC são fabricadas para suportar as mesmas forças mecânicas que uma esquadria feita com material tradicional. Devemos lembrar que ela não se parece com outros produtos feitos com plástico.

Elas precisam ter durabilidade, resistência a carga, isolamento térmico, dentre outras qualidades específicas para atender ao seu propósito.

Como escolher a melhor janela?

Saiba como escolher a janela ideal para compor a fachada de sua casa e isolar o mundo e as preocupações para o lado de fora.

As janelas compõem e harmonizam a fachada de nossas casas, criando todo o estilo que desejamos quando se idealizou o projeto.

Elas têm a função de isolar, tanto das intempéries quanto do som, e proporcionar iluminação aos ambientes.

Existem diversos modelos feitos com uma variedade de materiais, desde de janelas para quarto quanto para banheiro, sua utilização deve ser pensada para suprir as necessidades da construção.

Conheça alguns modelos a seguir:

  • Janela veneziana: feita com pares de lâminas, muito utilizada nos quartos da residência, a ventilação é feita por lâminas com frestas;
  • Janela de correr: onde as folhas deslizam na horizontal, permitindo uma boa abertura para ventilação e iluminação;
  • Janela guilhotina: que recebem este nome porque são semelhantes às janelas de correr, mas se movimentam na vertical;
  • Janela pivotante: as folhas giram sobre seu eixo proporcionando aberturas na parede e permitindo a entrada de ventilação ao ambiente;
  • Janela bay window: compostas por três faces de vidro que se projetam para o lado de fora da construção. Não são muito populares no Brasil, por isso sua utilização normalmente necessita de alterações no projeto;
  • Janela projetante: sua abertura é feita para fora, a folha é fixada nas laterais, normalmente, na parte superior da janela, ocupam um espaço menor que os modelos tradicionais;
  • Janela pantográfica: também conhecida como sanfonada, possui folhas articuladas que se dobram uma sobre a outra;
  • Janela basculante: a abertura é feita através de um mecanismo que fixa várias lâminas, com eixo horizontal, a uma báscula que permite a abertura, a vantagem é que a fresta pode ser regulada.

Qual o material mais adequado para utilizar na minha construção? Uma escolha mal feita pode resultar em uma menor eficiência das janelas.

Existem várias questões que devem ser levadas em conta na escolha de uma janela. Tudo vai depender dos detalhes da arquitetura da casa e a finalidade que ela deve atender.

Uma janela de aluminio terá uma vida útil bem menor que um modelo de PVC em um área litorânea, pois seu material vai sofrer com a ação da maresia.

Por isso é muito importante ter certeza do material que será utilizado, levando em conta todos os fatores de isolamento térmico, sonoro, carga, durabilidade, entre outros fatores inerentes ao seu projeto.

Devemos lembrar que as janelas farão parte da construção por muitos anos e um modelo que precise de menos manutenção sempre será um fator importante na sua escolha.

Sendo as janelas de madeira mais tradicionais ou um modelo mais moderno, as janelas são essenciais para proporcionar iluminação e ventilação aos ambientes que compõem, nossos escritórios e lares.