As áreas externas, como áreas de lazer, espaços destinados para a utilização de piscinas e, até mesmo, jardins, gazebos e varandas, devem contar com uma estrutura que otimize o conforto esperado nesse ambiente e que gerem a segurança, que é um fator indispensável quando estamos falando de construção civil.

Nesse caso, todo cuidado é importante e as melhores soluções para cada tipo de espaço devem ser conhecidas para que seja possível adaptá-las à instalação mais satisfatória, promovendo todos os benefícios esperados.

Mas, quais são as coberturas mais utilizadas atualmente? O que elas oferecem como vantagens?

No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro de coberturas destinadas a varandas e saiba como elas podem ser escolhidas de acordo com seu desempenho e também conforme seu material de composição.

Importância das coberturas

As coberturas não são meras composições decorativas, mas formas de tornar um espaço muito mais seguro, confortável e funcional.

Por isso, elas devem ser levadas em conta na construção de ambientes externos, garantindo um desempenho mais qualificado nos momentos de relaxamento e também no uso cotidiano desses locais.

Por meio das coberturas, é possível proteger seus familiares como também os móveis e a própria estrutura das intempéries do clima, como a forte e constante incidência solar.

Isso sem falar nos ventos, que podem derrubar objetos e as chuvas, que aceleram o desgaste dos itens e aumentam a umidade do local.

Nesse contexto, podemos dizer que o conforto térmico e até mesmo acústico é uma das principais vantagens relacionadas com a aplicação de coberturas resistentes, duradouras e de qualidade.

Mas, é importante levar em conta também, além dos aspectos relacionados com sua resistência, as questões de funcionalidade e, claro, estéticas.

Diferenças de desempenho

Quando estamos falando do desempenho das coberturas, elas podem se diferenciar por serem fixas ou mesmo retráteis, de modo que é possível obter um modelo que melhor se adequa às demandas de uso de cada espaço.

Dessa forma, uma Cobertura Abre e Fecha, que apresenta a possibilidade de ser controlada de forma simples conforme as preferências de cada momento, oferece vantagens que se destacam.

Afinal, quando estiver frio demais é possível fechá-la e quando estiver calor demais, por outro lado, você pode mantê-la aberta e permitir que o ar circule de forma mais otimizada.

Não é por acaso que a Cobertura Retrátil é uma dos mais procuradas atualmente, oferecendo o conforto e a praticidade que muitas pessoas buscam em suas varandas, áreas de lazer e até mesmo espaços destinados a festas e alimentação.

Material de composição

Já com relação à sua composição, podemos destacar dois dos tipos de cobertura mais comuns por conta das vantagens fornecidas: as de vidro e as policarbonato.

De modo geral, a Cobertura de Policarbonato conta com uma superfície de elevado nível de transparência, motivo pelo qual é a preferida de muitos profissionais da área e pode se tornar também a sua opção mais funcional, também por se tratar de um material leve e ao mesmo tempo resistente.

Dessa forma, é possível contar com a iluminação natural mesmo em dias de chuva ou quando estiver muito quente no ambiente externo, já que a Cobertura de Policarbonato Retrátil garante o controle conforme as demandas de cada momento.

Assim, podemos destacar as seguintes vantagens de sua aplicação em varandas:

  • Custo-benefício;
  • Praticidade;
  • Decoração;
  • Resistência.

Já as coberturas feitas de vidro são uma opção para quem quer contar com o que há de mais sofisticado.

Sendo assim, ao contar com uma Cobertura de vidro para varanda é possível obter benefícios estéticos de alto nível, já que o vidro é sempre um componente que torna os ambientes mais modernos e elegantes.

Outra vantagem do uso do vidro na cobertura é que esse é um material conhecido pelo seu elevado desempenho em resistência a processos de abrasão, de forma que sua durabilidade merece destaque e seu desgaste não é muito comum.

Cobertura de vidro retrátil preço também oferece uma ótima relação custo-benefício, mas vale a pena procurar por empresas e fornecedoras que possam garantir a qualidade máxima, evitando transtornos futuros e até mesmo acidentes em sua área externa.

Além disso, o mais importante, independentemente de qual seja o material utilizado ou o desempenho escolhido, é contar com serviços especializados de instalação, o que vai assegurar resultados muito mais satisfatórios.