Os processos relacionados ao planejamento, ao desenvolvimento e à finalização de uma obra são muitos, por isso, esse setor, responsável por movimentar e melhorar a economia do país em muitos aspectos, conta com vários profissionais executam as etapas e processos com qualidade e, principalmente, dentro do prazo.

Por isso, antes de mesmo de iniciar o projeto, muitas informações são levantadas e levadas em consideração.

Dentre os recursos que são necessários, há a contratação dos serviços topograficos, que são essenciais para que o projeto seja ou não desenvolvido em uma determinada região e as modificações topográficas necessárias para isso.

Obras e seus relevos

Dentro desses serviços estão inclusas atividades referentes às análises e aos estudos que revelam as características do solo, suas principais particularidades, relevos, capacidades e viabilidade de construções e alterações.

Dentre os trabalhos desenvolvidos, há o levantamento planialtimétrico preço, estudo documentado e realizado com o intuito de relatar e registrar em documento um determinado local ou terreno com máxima exatidão em uma planta ou carta.

Esse levantamento é essencial, tanto que não é recomendado o inicio de qualquer projeto de construção ou modificação do espaço sem antes realizar o estudo.

Sendo desenvolvido por profissionais especialistas na área, o levantamento demanda uma alta quantidade de conhecimentos técnicos e alguns equipamentos para ter mais exatidão quanto aos seus resultados.

No mercado, hoje, estão disponíveis para estudo três praticas que podem ser aplicadas, sendo elas:

  1. Levantamento planimétrico;
  2. Levantamento altimétrico;
  3. Levantamento planialtimétrico.

O primeiro está relacionado aos estudos e às projeções horizontais que definem o espaço em análise. O segundo consiste nas observações quanto às alturas dos espaços e o último une ambos e tem um respaldo mais completo e amplo do local analisado em questão.

Em outro sentido, mas que também serve como parâmetro e é essencial a elaboração do projeto bem como a sua execução, esse levantamento é utilizado para o plano de recuperação de áreas degradadas, pois é preciso identificar qual o nível de degradação e seus reflexos e malefícios ao meio.

Também por isso a contratação e utilização desse recuso tem ganhado mais destaque e aplicabilidade.

A Obra

Após os resultados e o documento pronto e verificada a sua viabilidade no espaço, bem como as modificações necessárias, é dado o inicio ao projeto e seu desenvolvimento.

E um dos primeiros recursos após a aprovação da obra é o planejamento e montagem do canteiro de obra e sua dinâmica e relevância no contexto da construção ou reforma.

Assim como cada etapa e processo precisam ser detalhados e realizados com atenção e profissionalismo, o canteiro é uma etapa que precisa ser priorizada, pois seus reflexos e utilizações se estenderão até o final da execução do projeto.

Após todo o seu planejamento e montagem correta é iniciada uma outra parte do projeto destinada a locação das máquinas, equipamentos e acessórios que são necessários e essenciais para otimizar o tempo e economizar recursos.

Dentre os vários objetos que são necessários, há alguns que são essenciais, dentre eles há o guindaste que serve para auxiliar na locomoção, armazenamento e demais atividades que são importantes dentro de uma obra.

Devido à sua importância, a locação de guindaste precisa ser realizada de maneira planejada, por isso é necessário investir tempo e recurso para que tenha uma alta qualidade e possa ser utilizado durante toda a obra sem imprevistos e problemas que podem refletir em todo o desenvolvimento da obra.

Além do guindaste, há outros equipamentos que podem ser locados como:

  • Andaime;
  • Betoneira;
  • Escavadeira;
  • Plataforma elevatória, etc.

Assim, há muitas empresas que ofertam esses serviços de locação, por isso, o aluguel de guindaste pode ser realizado com os demais equipamentos por um mesmo fornecedor, para economizar e também facilitar o processo de comunicação entre a empresa e a obra.

Por fim, para ter um bom desenvolvido da obra, é necessário ter uma equipe de profissionais especialistas e capacitados que possam auxiliar em todas as etapas e que também possam auxiliar na contratação dos fornecedores e tipos de maquinas e equipamentos que são essenciais ao projeto.

Assim, desde os serviços de topografia até a finalização da obra com os detalhes e acabamentos, é necessário tempo e investimento para que a obra seja um sucesso e tenha qualidade e a precisão para as pessoas que se beneficiarão dos resultados e dos recursos da construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *