A energia solar é um recurso muito importante para o meio ambiente e para as pessoas. Essa forma de energia é limpa, inesgotável, não poluente e renovável, ou seja, pode ser sempre utilizada, inclusive em um aquecedor de energia solar.

No momento de realizar as instalações em uma edificação, pensar na possibilidade de utilizar esse modo de energia pode ser uma ótima solução para economizar.

Procurar lojas especializadas em equipamentos de aquecimento e geração de energia, através da energia solar e pesquisar preços e informações é uma forma de conseguir investir em um modelo de qualidade, eficiência e que atenda às suas necessidades.

Aquecedores solar

O aquecedor solar é um equipamento que pode ser utilizado para o aquecimento solar residencial, ou seja, deixar a água do chuveiro na temperatura adequada em qualquer momento ou estação do ano.

Para que o sistema de aquecedor funcione é necessário realizar a instalação de dois itens importantes: a placa solar, que é responsável pela captação da luz solar, que ajuda no aquecimento da água, que depois é armazenada em um reservatório térmico chamado boiler.

Esse recipiente tem um formato cilíndrico de aço inox, que deixa a água preparada e aquecida para ser usada a qualquer momento. Estes dois componentes devem ser instalados no telhado para conseguir trabalharem corretamente.

Existem outras peças que são destinadas a energia solar residencial, que são usados para a geração de energia elétrica através da luz solar e conseguem ajudar na redução das contas de eletricidade e pode ser uma alternativa em momentos de queda ou falta de energia por muito tempo.

As peças de energia solar possuem um alto custo de aquisição, mas, os benefícios que proporcionam, consegue em pouco tempo ajudar no retorno do investimento.

Aquecedores a gás

Os modelos de aquecedores a gás são comuns em apartamentos e ajudam no aquecimento de água. Possui o funcionamento semelhante ao de um fogão, porque é envolvido em uma serpentina que faz a circulação da água até o local em que ela é aquecida.

Quando é acionado, o fogo é controlado automaticamente por um componente chamado pressostato que possui um sensor que controla a passagem do gás ao queimador.

Os gases que podem ser utilizados em um aquecedor são: o GN (Gás Natural) e o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que ajudam no funcionamento do aparelho. O aquecedor Orbis pode ser usado com uma dessas duas opções de gás.

No mercado de equipamentos é possível encontrar modelos de aquecedor a gás por acumulação ou passagem. Pesquisar informações sobre o funcionamento de cada um pode ajudar no momento da aquisição e instalação na sua edificação.

Além do aquecedor a gás, é possível encontrar uma opção desse aparelho para a piscina. Para pessoas que possuem esse item de lazer na área externa, sabem que existem momento no ano em que os fatores climáticos não ficam ao nosso favor e impossibilita o uso da piscina.

Por isso, investir em um aquecedor de piscina é uma maneira de garantir que o espaço poderá ser utilizado o ano inteiro.

É possível usar sistemas de energia solar, a gás ou de bombas que fazem a troca de calor. O aquecedor de piscina sodramar funciona através de um sistema de passagem de água, que transporta a água fria da piscina para um tubo que transmite calor a água e a devolve a piscina aquecida.

Manutenções necessárias

Todas as opções citadas acima precisam passar por um processo de manutenção para que funcionem sempre de maneira adequada, com qualidade e evitando transtornos durante o uso.

No equipamentos de energia solar, por exemplo, realizar uma limpeza periodicamente ou anualmente é muito importante para o funcionamento das placas solares, porque a sujeira pode impedir o contato e captação da luz solar.

Procurar uma empresa para realizar esse serviço é uma forma de garantir que o seu equipamento não deixe de funcionar.

Os aquecedores a gás devem ser reparado quando apresentar os seguintes problemas:

  • Chama alaranjada;
  • Diminuição de vazão em duchas;
  • Problema na ventoinha;
  • Vazamento de gás;

É muito importante procurar uma empresa ou profissional para realizar a manutenção do equipamento, porque, aparelhos a gás se não possui os cuidados necessários podem causar problemas às pessoas e até matar por asfixia, devido o vazamento de gás.

Portanto, independente do modelo de aquecedor que você deseja instalar na sua edificação, entender o funcionamento e os cuidados para garantir a qualidade e máxima potência é importante para não colocar as pessoas em risco, devido os problemas que os aparelhos podem causar.

Procurar referências de empresas que podem realizar a manutenção e loja que vende o equipamento com bom custo-benefício é uma maneira de ter um excelente aparelho que atenda às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *