Ter água é essencial para fazer diversos tipos de atividades, desde lavar a louça cotidiana até a feitura de diversos quilos de massa de cimento. Porém, mais importante do que ter água, é saber reservá-la para uso futuro e também para casas e empresas.

Geralmente, a armazenagem do líquido é feita em caixa de agua, que pode ser encontrada em diferentes formas, estilos e tamanhos, além de diferentes materiais.

Cada detalhe será específico quanto ao projeto. Saber escolher qual o melhor tipo de reservatorio de água é essencial para garantir o abastecimento de residências, prédios e escritórios.

A caixa de água mais comum é aquela feita de polietileno (que é um tipo de material poliolefínico). Esse material é utilizado, pois é leve, tem um transporte facilitado, possui a superfície lisa, é fácil de limpar e, além disso, garante a potabilidade da água, isto é, assegura que a água continuará sendo potável.

Apesar de ser a mais comum hoje em dia, os reservatórios de água em sua grande parte eram feitos com fibra de amianto, mas dado as pesquisas que comprovam que ele causa problemas de saúde, a indústria desse ramo optou pelo uso do polietileno, do aço e também do poliéster.

Tipos de reservatórios de água

Existem inúmeros tipos de reservatórios de água, como dito acima. Agora, falaremos de forma mais detalhada sobre os materiais que são feitos e os modelos encontrados.

1. Polietileno

São regulamentados pela norma NBR 14799. É o tipo de material mais usado para a fabricação de reservatórios.

São flexíveis, leves e fáceis de limpar. Exigem alguns cuidados na instalação, como por exemplo:

  • Instalar em superfície lisa e horizontal;
  • Furos somente em áreas indicadas;
  • Não devem ser postos em locais com vibrações;
  • Garantir que a base onde esteja inserida seja firme.

2. Aço inoxidável

São regulamentadas pela norma técnica NBR 14863; os reservatórios feitos com esse material tem uma grande facilidade de limpeza, graças a característica do inox, que é composto por uma camada de cromo.

Dependendo do local, é importante deixar a temperatura da água mais fresca.

3. Poliéster reforçado com fibra de vidro

São regulamentados pela norma NBR 14683. São compostos por placas modulares e sua montagem é feita no local da obra. É indicado para situações que precisam de grande capacidade de armazenamento.

Entretanto, apesar da fibra de vidro ser um material leve, não é muito resistente à grandes impactos e perfurações, assim, esse tipo de reservatório tem algumas dificuldades em sua manutenção.

Modelos de reservatórios de água

Além dos materiais que são usados para a construção dos reservatórios ou caixas de água, temos também os modelos de reservatórios.

Na lista, temos dois principais: o chamado reservatório elevado de concreto e o reservatório em taça. Esses são os dois modelos mais usados devido as suas características.

Para facilitar o entendimento, nós listamos as principais características destes itens. Acompanhe:

1. Reservatório elevado de concreto

Os reservatórios de concreto são mais encarecidos, isso porque eles são feitos de concreto armado, além de contarem com o diâmetro, que irá determinar a quantidade de água que irá armazenar. Assim, cada empreendimento tem uma demanda de reservatório diferente.

Importante lembrar, que as características deste tipo de equipamento, são completamente diferentes do reservatório tipo taça,

Esse tipo de reservatório de concreto é recomendado para diversos locais, onde o acesso a água é complicado, como por exemplo, indústrias, condomínios de grande porte e entre outros.

Para que seja garantido a qualidade da armazenagem, é imprescindível que o projeto seja feito com profissionais e materiais de qualidade, afim de manter a segurança de todos.

2. Castelo d água ou estilo taça

O reservatório estilo taça, ou então chamado castelo d’água metálico, é um reservatório em formato cilíndrico elevado (como o de concreto) e é próprio para armazenagens em locais que necessitam de grande capacidade de estocagem, como por exemplos centros comerciais, indústrias, fazendas e entre outros.

São mais baratos que os de concreto, pois são feitos com ligas metálicas com alto desempenho, como por exemplo, o aço carbono.

Além disso, garantem alta durabilidade e resistência estrutural contra choques mecânicos, ação dos tempo e do clima, e também de processos de corrosão.

Os modelos de castelo d’água começam com capacidade de 2.000 litros chegando até 100.00 litros, sempre variando de acordo com a largura e a altura do reservatório.

Dessa forma, vimos que existe uma gama grande de modelos e materiais para a construção de reservatório, e que é de suma importância escolher com consciência qual vai se adequar melhor ao projeto, a fim de garantir abastecimento e segurança a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *