condomínios

Os condomínios são bastante conhecidos pelas pessoas, principalmente os de apartamento. E o sucesso não é por menos, eles oferecem uma gama de atividades dentro do próprio espaço, além de garantirem segurança por contar com um conjunto de instalação de câmeras de segurança e profissionais treinados que favorecem o espaço.

A procura é tanta que em 2018 houve um crescimento considerável na compra de imóveis nessas estruturas. Segundo o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), houve um crescimento de 80,5% no mês de março de 2018, em comparação com as vendas do mês anterior.

Em comparação com o ano de 2017, o crescimento na venda de condomínios (impulsionadas pelos diferenciais que apresentam, como espaços com coberturas retrátil e áreas de lazer) em 2018 foi de cerca de 67,4%.

Neste artigo abordaremos sobre alguns pontos que são fundamentais para que um condomínio tenha sucesso, além dos que são pensados desde sua concepção. Dois aspectos irão ser detalhados aqui, a automação dos condomínios, que favorecem muitos aspectos, e as áreas de lazer, como churrasqueiras, espaços cobertos com telhado de policarbonato, entre outros.

Automação de condomínios, entenda melhor

O termo automação ganhou ambiência mais recentemente, tendo um significado bem simples, a utilização de sistemas mecânicos e eletrônicos para que o gerenciamento seja possível.

Em condomínios, a automação implica na agilização e no aprimoramento da rotina do espaço, como a automatização do funcionamento do filtro para piscina, uso de eletricidade, entre outros.

Os tipos mais comuns na automatização de condomínios são:

  • Software de gestão;
  • Câmeras de segurança;
  • Controle das piscinas;
  • Sistemas de iluminação;
  • Segurança remota;
  • Controle de estoque.

Importância das automações nos condomínios

A tecnologia é uma aliada para a melhoria da qualidade de vida e também para a segurança dos moradores. Os sistemas inteligentes permitem o monitoramento do condomínio, além de ajudarem na facilitação da administração financeira por parte do síndico.

Assim, a automação residencial permite a:

1. Redução dos custos

A automação de condomínios permitem a redução de custos por conta da diminuição de folhas de pagamentos. Um dos tipos de automação são as portarias inteligentes, que reduzem em até 50% todos os gastos com benefícios trabalhistas.

Além dessas portarias, a automação de sistemas elétricos, bombas de piscina, gestão das garagem de lona, entre outros pontos, permitem a economia nas contas, já que é possível a programação do ligamento e desligamento das luzes, evitando colapsos.

2. Melhorias na segurança

Uma das maiores vantagens da automação dos condomínios são os controles de acesso, com o uso de equipamentos de segurança eletrônicas, por exemplo, fechaduras por biometria, equipamentos de identificação facial e câmeras que reconhecem placas de carros.

Um dos componentes mais importantes usados na segurança dos condomínios são as portarias remotas, pois evitam que os porteiros sejam rendidos por bandidos.

As áreas de lazer em condomínios

Além da segurança e economia que trazem os sistemas de automação, um ponto importante para esses ambientes é a composição das áreas de lazer.

As áreas são destinadas para o lazer, para a interação social e para o entretenimento de jovens e adultos. Abaixo falaremos sobre alguns tipos de espaços que podem ser compostos nos condomínios.

Salão de festas

O salão de festas é um dos espaços mais tradicionais e comuns dentro dos condomínios. Isso acontece, pois é um espaço que permite que os moradores façam confraternizações e festas, com um custo mínimo e com qualidade e segurança.

Com o passar do tempo esse espaço ganhou salas de entretenimento, show de luzes, entre muitos outros detalhes. Desse modo, os moradores economizam no aluguel, na decoração e no estacionamento.

Piscina

A piscina é uma opção clássica e bastante conhecida dos moradores de condomínios. Isto acontece por conta do alto grau de interação que permite, além de ser um sucesso no verão entre as crianças e os adultos.

Assim, conseguimos entender que os condomínios precisam ser compostos de sistemas de automação, bem como serem cuidados com o uso de pintura epóxi parede, tudo para que os moradores sejam atendidos e os espaço seja agradável, permitindo que as pessoas desfrutem.

Os condomínios que investem em sistemas de automação e também em áreas de lazer seguras e confortáveis, ajudam a atrair potenciais clientes, principalmente famílias que procuram locais seguros e que ofereçam qualidade e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *