Uma das coisas mais importantes em uma casa é o sistema hidráulico. Isso porque ele permite que haja uma distribuição adequada da água em seu interior.

No entanto, muitas vezes as pessoas querem conforto quando se rata da água em seus chuveiros, dessa forma, surge a figura do aquecedor. O aquecedor de água pode ser tanto elétrico como a gás, e os aquecedores a gás são os mais utilizados.

Na hora de fazer a escolha dos aquecedores é preciso saber qual o mais adequado, pois dependendo da demanda é preciso fazer um outro tipo de escolha de aquecimento.

Para que você consiga definir, de forma clara e objetiva, qual aquecedor de água será utilizado nas atividades domésticas, iremos tratar neste texto sobre os principais tipos de aquecedores de água, suas funções e vantagens, para escolher com qualidade, segurança e informação, para decidir entre a instalação de aquecedor a gás ou do elétrico.

Tipos de aquecedores

Os aquecedores de água são divididos em dois tipos principais, conhecidos como os de passagem e os de acumulação. Os aquecedores podem usar o gás natural (que é o gás encanado) ou então o GLP – gás liquefeito de petróleo, também conhecido como gás de botijão.

É sempre importante saber que tipo de gás seu aquecedor usa para que você tenha o combustível certo antes da instalação, caso contrário, irá danificar o aparelho (no uso do gás errado), sendo necessário o conserto de aquecedor a gás.

1. Aquecedores de passagem

Os aquecedores a gás de passagem são pequenos e são aqueles que permitem o aquecimento da água de forma direta, ou seja, aquece a água que passa pela alimentação e a devolve para a tubulação de maneira quente.

Quando se abrir o registro do chuveiro, irá sair primeiramente uma água fria que ficou parada no cano, mais precisamente, que ficou entre o aquecedor e a torneira, para depois sair a água quente do chuveiro.

O aquecedor a gas de passagem atende a poucos pontos de água quente, sendo necessário a instalação de mais de um dependendo de quantos pontos seu projeto existe.

Esse tipo de aquecedor requer uma área externa por conta de existir uma chaminé. Há os modelos automáticos, eletrônicos e os com controle digital.

2. Aquecedores por acumulação

Os aquecedores a gás por acumulação são aqueles que aquecem a água nos reservatórios conhecidos como boilers. Há muitos modelos, alguns mais comuns são aqueles que apresentam um grande cilindro, que é onde ocorre o aquecimento da água.

A vantagem desse tipo de aquecedor é que sempre haverá uma quantidade de água quente no reservatório (por conta da capacidade desse aquecedor) e a água quente consegue chegar, de forma mais rápida, ao ponto de uso.

Assim, diferentemente da água que é aquecida pelos modelos de passagem, a água dos boilers já sai quente assim que se abre o registro.

Por ter uma capacidade maior, por possuir um reservatório, consegue atender a mais pontos que os de passagem, podendo atender, até mesmo, ao aquecimento de uma banheira.

Em alguns processos há uma mesclagem dos sistemas de acumulação e de passagem, para que, assim, os projetos consigam ser atendidos. Esse tipo de sistema é chamado de “central térmica”, que permite haver água quente disponível.

Os aquecedores de forma geral garantem:

  • Água quente;
  • Conforto;
  • Segurança;
  • Tranquilidade.

Manutenção de aquecedor

Para que todos os processos de aquecedores a gás funcionem de forma plena, é preciso que ocorra com certa periodicidade a manutenção de aquecedor a gás. Isso garante que o funcionamento se dê conforme o esperado.

É aconselhável que a manutenção ocorra a cada o período de um ano. Existem alguns indicativos que permitem identificar se o aquecedor precisa de manutenção:

  • Desligar o aquecedor durante o uso e depois;
  • Quando indica código de erro em seu controle digital;
  • Quando consome gás além do necessário;
  • Quando ocorre interrupções no funcionamento;
  • Quando ocorre cheiro de gás durante o uso;
  • Quando não aquece de forma rápida.

Assim, nessas condições é preciso a manutenção, para que o equipamento consiga ter um alto rendimento e que sua vida seja prolongada.

Dessa maneira, os aquecedores (tanto a gás quanto o eletrico) permitem uma vida mais confortável por garantir que a água seja aquecida de forma rápida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *