O vidro é um material muito requisitado no mercado, isso porque apresenta grande versatilidade de aplicações, dentre ela é possível citar o uso mais comum que é na composição de portas, janelas, varandas e afins para residências e prédios comerciais.

Contudo, muitas pessoas ainda tem certas dúvidas a respeito de como o vidro é fabricado e porque é um dos principais elementos usados pela sociedade.

Dessa forma, é preciso dissertar brevemente sobre o processo de criação do material até sua empregabilidade final. Assim, em primeiro lugar é necessário falar que o vidro nada mais é do que um produto derivado da mistura de outros produtos, ou seja, é usada uma quantidade indicada de cada um dos seguintes materiais: magnésio, sódio, sílica, alumina, potássio e cálcio.

Todos esses componentes precisam ser submetidos a uma alta temperatura, para isso é usado um forno industrial capaz de atingir grande nível de calor e assim formar uma massa, que por sua vez passará por um procedimento chamado de banho de float.

Esse banho é, basicamente, um processo de adicionar o vidro em um recipiente contendo estanho ou outro elemento com densidade maior, de modo que a massa de vidro vai flutuar.

O banho float ajuda ainda a determinar a espessura do produto, já que conta com roldanas que fazem a rotação do material em seu interior.

Por fim, para formar as placas de vidro é preciso resfriar o material, ação que pode ser feita por meio de uma câmara que diminui lentamente a temperatura, ou também de forma natural colocando as peças por determinado período em uma área externa.

Após todos esses processos finalizados, o produto pode ser levado para um local onde vão ser feitos cortes e outros tratamentos para que receba sua forma final, em geral uma vidraçaria especializada e com profissionais bastante competentes, então de acordo com a aplicação, é destinado um trabalho específico que será feito na peça.

Características de alguns produtos feitos com vidro

Geralmente, encontra-se o vidro junto com um outro material de alta resistência, o alumínio é conhecido por sua leveza e durabilidade, sendo que não sofre danos causados pela chuva ou sol, por isso é ideal para áreas externas.

Assim, é comum encontrarmos nas casas ao menos uma janela de vidro, feita com perfis de alumínio que podem ser encontrados prontos, ou feitos sob medida em empresas que lidam com esse trabalho e fazem projetos levando em conta as medidas específicas de cada imóvel.

Há ainda outro elemento que ganhou notoriedade nos últimos anos e passou a ser muito aplicada tanto em casas como em prédios, isso porque auxilia tanto na decoração, como na segurança dos locais, fala-se então sobre a sacada de vidro.

Contudo, esse item pode ser encontrado em diferentes modelos, sendo que a aplicação e tipos de vidros usados podem variar também, afinal cada residência tem uma demanda específica.

Um exemplo são as cortinas feitas de vidro, elas possuem placas instaladas em perfis de alumínio e com roldanas que auxiliam no deslizamento, além de elementos pra vedação e fechaduras.

Com a cortina de vidro varanda e sacada o ambiente fica mais sofisticada e bonito devido ao design e praticidade, além de contar com outros benefícios, como:

  • Revestimento acústico e térmico;
  • Ressalta a vista do local;
  • Facilidade na limpeza e manutenção;
  • Proteção completa;
  • Entre outros pontos.

Vidros para compor toda a fachada dos prédios

Além do envidraçamento de varanda e sacada, é possível usar os vidros para compor a fachada completa dos prédios, sendo comum encontrar grandes construções revestidas por esse elemento, essa ação auxilia não só no fato da beleza, mas também chama atenção dos clientes e ajuda a diminuir custos com eletricidade, isso porque o vidro permite a entrada de luz natural.

Contudo, para maior privacidade e segurança, é possível escolher ainda o nível de transparência, então existem modelos que permitem que as pessoas dentro dos prédios vejam tudo que acontece em seu exterior, porém quem passa pela frente do local não consegue ver o que acontece em seu interior.

Desta forma, a reforma de fachada predial é uma excelente opção para quem deseja modificar a aparência do prédio com sofisticação e resistência, já que todos os elementos são de boa qualidade e procedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *