máquinas

Quando o assunto é máquinas, construção civil e engenharia civil de modo geral, há uma gama bastante sortida de nichos e segmentos menores que circundam esse universo. Tais serviços podem ir desde simples facilitadores do setor principal até alguns pontos absolutamente indispensáveis, como é o caso da locação de equipamentos.

Com o crescimento que a engenharia e a arquitetura têm verificado nos últimos anos, também algumas tendências de mercado passam a ganhar cada vez mais espaço.

As principais são a terceirização de parte da mão de obra e a locação de máquinas e ferramentas. Há várias razões para isso, as principais delas seguem abaixo:

  • O aumento geral da produtividade;
  • O direito a acessórias e assistência técnica;
  • A vantagem de um portfólio maior de opções;
  • A otimização geral dos custos e despesas;
  • A terceirização da manutenção.

Além disso, há equipamentos de valor agregado altíssimo, que seriam impensáveis de serem comprados e mantidos pelas construtoras durante todo o período de obras, e depois encostados por tempo indeterminado.

É o caso de uma escavadeira ou retroescavadeira, por exemplo, e de várias outras máquinas ligadas a demolição, pavimentação e terraplanagem, conforme ficará claro adiante.

Sobre caminhão para carregar entulho

Um exemplo de máquina indispensável para o setor de demolição, que tem tudo a ver com o universo da reforma e da construção em geral, é o dos caminhões basculantes ou poliguindastes.

Trata-se de um caminhão para carregar entulho, que é um veículo equipado com uma parte traseira feita em formato de caçamba apta a comportar uma grande quantidade de detritos.

Essa parte traseira do caminhão é articulada e permite movimentos mecânicos que facilitam tanto o processo de entulhamento do material a ser removido, quanto o processo de esvaziamento do mesmo, para que se inicie uma nova viagem.

A caçamba apresenta uma força enorme por ser fixada no próprio chassi do veículo, além de contar com um sistema de pistão hidráulico.

Segundo consta, esse tipo de tecnologia, atualmente indispensável tanto para a construção civil quanto para outros setores (os caminhões de lixo, por exemplo, contam com a mesma tecnologia), foi inventada há um tempo relativamente curto, remontando a meados de 1900.

No setor da engenharia ele é indicado para os seguintes transportes:

  • De lotes de areia;
  • De cargas de minério;
  • De lotes de terra;
  • De cargas de pedra.

Por ser uma tecnologia mecânica de força incomum, apesar de facilitar a força de trabalho humana ela requer uma série de cuidados, que vão desde o zelo pelo funcionamento do maquinário até atenções que visam a garantir a segurança do operador ou motorista do veículo.

Verificar os parafusos que fixam a báscula no chassi e o nível de óleo do mecanismo hidráulico estão entre os principais cuidados necessários.

Sobre locação de caminhão guindauto

Outro veículo indispensável é o famoso caminhão guindauto, também conhecido como caminhão munck.

Ao falar em locação de caminhão munck, fala-se novamente sobre uma máquina desenvolvida para exercer uma força mecânica impossível à força de trabalho humana. Remete-se de novo a um tipo de equipamento que só faz sentido segundo a modalidade de aluguel.

A empresa prestadora de serviço que dispõe de uma frota de caminhões guindautos atende especialmente ao setor de construção civil, conforme os exemplos mencionados na introdução.

Contudo, ela não se limita a ele, podendo atender também uma série de frentes industriais, especialmente no tocante a nichos que lidam com estruturas metálicas.

Seguem abaixo alguns exemplos de setores carentes desse tipo de serviço:

  • Os de carga e descarga portuária;
  • Os de grande movimentação logística;
  • Os de energia elétrica, redes elétricas e postes;
  • Os de montagem de pré-fabricados.

Sobre transporte de máquinas

Seguindo a mesma linha de prestadoras de serviço que locam máquinas indispensáveis e de remoção e transporte de cargas pesadas, temos ainda o transporte de máquinas pesadas, realizado por carretas dotadas de pranchas e cavalos mecânicos de altíssima força mecânica.

Trata-se do nicho que realiza um serviço voltado para as máquinas supracitadas, uma vez que elas precisem vencer obstáculos ou distâncias muito grandes, ou serem submetidas a manutenção.

Esse tipo de transporte especial demanda uma série de cuidados e conhecimentos agregados que a prestadora do serviço deverá obter.

Em todos os casos, da supracitada retroescavadeira, passando pelo caminhão munck, até as carretas que transportam esse tipo de caminhão, o que temos são exemplos de prestadoras de serviços que sem as quais todo o crescimento que a engenharia civil e a indústria em geral verificam, seria impensável.