automação

A tecnologia vem avançando e muito quando se trata da questão residencial, e não é a toa, já temos diversos equipamentos que são intitulados de inteligentes, e por conta disso, a demanda de um sistema residencial inteligente vem crescendo, e por conta disso surge um novo tipo de automação que são as casas inteligentes ou smart!

As casas inteligentes não estão chegando apenas agora, afinal, sabemos que grande parte da automação residencial começa a ser desenvolvida tendo como olhares a automação de processos industriais e que foram também aplicados no transporte, principalmente nos trens e metrôs.

Esse artigo abordará o conceito da automação residencial, o que pode ser automatizada e de que maneira ocorre seu funcionamento, mostrando que o desenvolvimento de uma casa inteligente não é algo do futuro, mas do nosso querido presente.

Mas, o que é a chamada automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de técnicas que permitem que o uso da tecnologia seja agregado nos mais diferentes formas cotidianos, de modo a garantir mais conforto e mais facilidade nas tarefas domésticas. Assim, uma automação residencial pode contar com:

  • Sensores de presença;
  • Temporizadores;
  • Tarefas pré-programadas;
  • Controle de acesso.

Dessa maneira, automatizar uma casa significa dar conforto ao seu morador, e por conta disso, todas as tecnologias voltadas para esse ramo são expansíveis e flexíveis, contando com sistemas que podem ser instalados juntamente a rede elétrica, como sistemas conhecidos como plug e play, em que basta conectar e usar.

Uma das vantagens do uso da automação residencial é o controle de gastos, já que eles garantem que todo o consumo seja verificado e analisado, dessa forma, muitas empresa de aquecedores a gás recorrem a dados coletados por esse tipo de inteligente para formação de novos produtos.

A automação residencial também pode ser chama de domótica, que nada mais é que um sistema de tecnologias, que garantem que as tarefas domésticas sejam feitas com conforto, comodidade e segurança e ainda com custos de energia menores.

O uso dos dados na automatização

Uma empresa de automação residencial sempre tem que estar atento ao uso dos dados. Como todo o sistema precisa recolher dados para efetuar suas tarefas, se o sistema não for blockchain, é possível que ocorra o vazamento desses dados.

Por conta disso é importante que as empresas contratadas para instalar o sistema, se preocupem no controle desses dados e sejam transparentes com tudo o que está acontecendo.

A comodidade da automação

O elemento mais importante da automação residencial é o fato da comodidade que gera segurança, um exemplo disso é o fechamento automático das janelas e portas quando se detecta o começo de chuva, caso você tenha esquecido aberto.

Além disso há também o sistema de trancamento automático caso por algum motivo as portas não tenham sido trancadas, e claro, uma das mais clássicas a automação residencial controle de iluminação, em que o sistema identifica e promove a luz ideal para o estado que você quer, tendo você também o controle dessas luzes por meio do celular.

Equipamentos de automação residencial

Existem diversos equipamentos que podem receber o sistema de automação residencial, como citamos alguns como as luzes, que podem acender pelo bater de palmas, controle remoto e também pela voz, podemos citar outros bastante utilizados.

Controle audiovisual

Um dos pontos que pode-se automatizar é o do controle do audiovisual, assim, por meio do controle de voz é possível realizar o ligamento de televisões, videogames, som surround e outros elementos.

Tudo assegurando a qualidade de tudo e o conforto do morador da casa.

Outros pontos que podem ser automatizados nas residências são:

  • Controle de temperatura;
  • Acendimento de lampada de emergencia;
  • Abertura e fechamento de cortinas;
  • Abertura de garagens e outros.

Equipamentos plug and play

Existem diversos equipamentos plug and play que podem ser usados. Esses equipamentos podem ser usados de forma fácil e rápida, em que a instalação não precisa de um profissional para ser instalados.

Grande marcas tecnológicas tem lançados produtos como lâmpadas LED por controle wireless, por meio de um aplicativo, além de equipamentos conhecidos como IA – Inteligência Artificial que permite que suas tarefas sejam gerenciadas por ela.

Assim, as tecnologias dentro do ramo da automação residencial vem crescendo, trazendo ao público conforto, qualidade e segurança no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *