Mudanças e obras tendem a ser estressantes pela quantidade de tarefas, tempo de demora e pormenores que devem ser cuidadosamente acertados e planejados. Mas, quando realizado de uma forma antecipada e programada, seguramente você ficará um pouco mais tranquilo e terá menos imprevistos.

Está pensando em se mudar para uma casa ou apartamento novo, mas ainda não sabe como finalizar os últimos detalhes e completar a decoração do seu lar?

Para isso, continue a leitura desse artigo e veja, desde as janelas de vidro até cozinhas planejadas, os itens indispensáveis para sua residência.

Dando inicio ao projeto

Você e sua família devem, primeiramente, se planejar para o futuro. O quanto antes tiverem em mente a organização de cada passo desejado e necessário, ajudará na organização de todas as fases até o projeto final da obra.

Como cada cômodo dispõe de uma função própria, é proveitoso ir por partes e fazer separadamente cada um deles. Com atenção, você irá morar em um local com as exatas condições em que escolheu, decorando e montando tudo de forma perfeita.

Para que os detalhe se iniciem, um método muito utilizado na organização é estruturar uma lista de ideias do que será necessário e quais seus desejos para um design e conforto único, como:

  • Qual o estilo de casa que interessa (clássico, moderno, criativo, etc);
  • Quais materiais gostaria de usar;
  • Paleta de cores dos ambientes;
  • Qual o limite máximo de gastos;
  • Utilidades, móveis e armários planejados.

Esses são alguns dos diversos tópicos em que você irá se deparar com o começo da reforma e/ou construção.

Após a compra e finalização do local, algumas questões virão em sua mente, já outros detalhes surgirão com o decorrer do andamento do processo.

Detalhes essenciais para cada cômodo

1. Sala

A sala, seja de estar ou de jantar (muitas vezes uma se interliga com a outra), é o local da casa que se pratica o convívio, seja com a família, amigos ou convidados. Ela costuma ser o cômodo principal e de entrada da casa. Esse ambiente remete a alegria, distração e conversas.

Sendo assim seu requisito principal será o conforto e relaxamento.

Sugestões para o cômodo:

  • Sofá (hoje existem diversos formatos e estilos);
  • Poltronas;
  • Eletrônicos.

Decoração para um ambiente dinâmico e confortável

Não se esqueça, que acoplada a sala, é de costume ter a escada para outros cômodos, que também faz parte da decoração.

A escada ajuda a dar o toque final, principalmente o Corrimão para escada de madeira, que pode ser rústico, moderno, simples ou diferenciado, o que possibilita um charme no acabamento.

De modo geral, eles deverão combinar com o estilo do comodo e dará a personalidade do morador para a residência.

2. Varanda

Uma transição gradual entre o espaço aberto e o fechado, é neste local em que podemos tomar um ar, realizar uma recepção com os amigos e criar nossas plantas.

De modo geral, a varanda proporciona um ar diferenciado na casa, principalmente se for apartamento. Funciona como se fosse uma válvula de escape em sua própria moradia.

Nos prédios, há uma grande variação de estilos. Algumas pessoas a deixam aberta, outras colocam telas. E, hoje em dia, a modernização das grades avançou para a Cortina de vidro para varanda (janela panorâmica feita de vidro).

Além de sua segurança, a varanda transforma o ambiente e o deixa diferenciado, podendo ainda ser um prolongador de outro cômodo.

Sugestões para varanda:

  • Churrasqueira;
  • Plantas;
  • Móveis para área externa;
  • Janela de vidro para estética e segurança;

3. Cozinha

Local especial para a preparação de todas as refeições e estoques de alimentos. Tende a ser prático, pois cada objeto deve estar a alcance das mãos de quem cozinha, para mais agilidade no processo.

A melhor escolha para esse ambiente, é comprar cozinhas planejadas, que serão produzidas exatamente para seu cômodo com todas as medidas necessárias.

Sugestões para a cozinha:

  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Forno;
  • Micro-ondas;
  • Móveis práticos.

4. Quarto

Geralmente utilizado para descansar ou se concentrar em estudos, o quarto é o cômodo mais íntimo de cada morador da casa. Ele costuma ser equivalente ao perfil de cada um que reside nele.

Cores, formas e decorações costumam ser mais livres para livre expressão no seu local de relaxamento pessoal, seja quarto de casal ou de solteiro.

Sugestões para quartos:

Esses costumam ser os detalhes finais de cada cômodo. Independentemente de seu estilo e preferências, é sempre importante que seu lar se torne um ambiente confortável para todos os moradores e seja agradável estar em cada local de sua moradia.