construção e materiais

Falar sobre casa e construção envolve muitas temáticas que são complexas, como decidir qual tipo de material será utilizado na construção e outros aspectos referentes à segurança do imóvel e dos moradores.

Por conta disso, este artigo vai trazer algumas dicas sobre um material bastante simples e que é fundamental para um processo de construção.

Além disso, será destacada a importância de estar em dia com os laudos técnicos que são exigidos pelo Corpo de Bombeiros e Prefeituras locais.

Isso porque esses documentos se referem à parte elétrica e de proteção diante princípios de incêndios ou no combate de riscos. Se você tem curiosidade sobre o assunto, prossiga na leitura deste artigo.

Areia: um material importante para a construção

Diversos materiais são utilizados para que a construção ocorra, de fato. Um deles é a areia para construção.

Na prática, a areia é um material fundamental no setor da construção civil pois pode ser utilizada com outros materiais que ajudam na parte estrutural do imóvel. A areia pode ser misturada com o cimento, formando o concreto e até mesmo a argamassa.

Sua utilização em contato com esses materiais é realizada exatamente porque a areia ajuda a evitar que a umidade se perca ou que surjam trincas na construção.

Vale mencionar neste ponto que existem vários tipos de areais e é necessário verificar qual é a melhor para o que está sendo construído. Um dos tipos de areia mais comum na construção é a areia lavada.

Esse tipo de areia é bastante utilizada porque possui uma granulação adequada e que, em variação, pode ser utilizada para:

  • Mistura de elementos utilizados para revestimento interno ;
  • Reboco;
  • Fabricação de argamassa e concreto;
  • Blocos e tijolos .

Ou seja, esse tipo de areia consegue originar diversos produtos, desde o seu grão mais fino até o mais grosso.

Seu nome e utilização consiste no fato de essa areia ser encontrada em rios. Assim, o material é separado por meio da decantação, passando por uma peneira. Nesse processo, a areia consegue ficar em um estado mais puro.

Em muitos casos é possível utilizar também a areia e pedra para os processos mais estruturais, principalmente na parte inicial da construção.

Qual a melhor pavimentação para imóveis?

Assim como é importante escolher o tipo de areia que será utilizada na construção, é importante verificar também o melhor tipo de pavimentação para os locais e áreas externas do seu prédio, casa ou condomínio.

As pavimentações são colocadas em espaços como calçadas e garagens para facilitar o deslocamento das pessoas.

Uma das pavimentações mais utilizadas por ser prática, versátil e bastante resistente é a pavimentação intertravada.

Esse tipo de pavimentação é feito com concreto e possui um encaixe perfeito. Além disso, possui um design arrojado e moderno, sendo bastante utilizada em áreas externas de lazer dos condomínios e residências.

Projeto SPDA: você sabe o que é e por que é importante?

É muito importante verificar os materiais utilizados, assim como verificar o tipo de piso e calçada instalada. Mas, além disso, existem outros elementos de segurança que podem ser instalados em sua casa ou edifício.

Já que estamos falando sobre elementos de segurança que são importantes para o seu prédio ou condomínio, vale a pena citar sobre a importância de ter os laudos técnicos de segurança.

Esses laudos são emitidos pelo corpo de bombeiros, empresas e órgãos públicos que certificam se o local conta com as instalações elétricas de forma correta, como prevenção diante de incêndiosl.

Um dos laudos e verificações se referem ao projeto de SPDA, que envolve tanto a instalação elétrica como uma prevenção diante de incêndios.

Esse tipo de projeto tem como objetivo evitar que uma descarga elétrica comprometa a estrutura do apartamento e, consequentemente, os moradores.

Por isso, por meio desse projeto, uma empresa realiza uma instalação de elementos metálicos, como cabeamento, para que ocorra o aterramento de descargas elétricas vindas do céu, como é o caso de raios.

O projeto SPDA pode ser conhecido também como o famoso para-raios. Ter esse sistema instalado de forma correta é uma obrigação e dever dos prédios, além de ser um serviço que requer manutenção preventiva, visando evitar acidentes nas instalações elétricas.

Por fim, cabe dizer que esse é um processo complexo que envolve uma equipe técnica e especializada para a realização das atividades exigidas.