Além de trabalhadores experientes e um planejamento adequado, para que uma construção saia de maneira correta, alguns equipamentos são fundamentais.

Por isso, a locação de equipamentos é um assunto muito pertinente quando falamos sobre construção civil. No artigo de hoje vamos trazer alguns dos materiais úteis e necessários para esse mercado.

1. Caçamba para entulho

Todo canteiro de obra gera resíduos e entulhos que não serão utilizados. Por isso, a caçamba para esse fim é fundamental nesses espaços.

Basicamente, as caçambas são equipamentos conhecidos por serem grandes e amarelos, muito comuns em frente a obras não finalizadas. Inclusive, muitas pessoas utilizam essa peça como lixo, sendo uma atitude completamente errada.

Normalmente, esse equipamento é locado. Assim, o aluguel de caçamba é muito comum na construção civil e traz diversas vantagens para a empresa que está realizando a obra.

Isso porque, com esse aluguel, contrata-se também o serviço da locadora, que se responsabiliza também pela entrega da peça e retirada do entulho.

Inclusive, o valor do aluguel, quando comparado à compra de uma caçamba, é bem mais baixo.

2. Caminhão basculante

Para que o entulho da caçamba seja retirado é normal, também, a utilização de um caminhão para remoção de entulho.

Esse automóvel recebe o nome de caminhão basculante e contem uma caçamba em sua traseira com o objetivo de transportar todos esses resíduos que não foram utilizados e que precisam ser jogados fora.

Isso porque os entulhos de construção civil não são lixos comuns. Eles precisam ser levados à lugares específicos.

Assim, o aluguel de caçamba basculante, além de facilitar o trabalho, também respeita o meio ambiente.

Aliás, existem algumas dicas importantes sobre sustentabilidade na construção civil:

  • Utilizar materiais que podem ser reutilizados;
  • Utilizar energia renovável;
  • Reutilizar a água;
  • Construir telhados verdes.

3. Retroescavadeira

Otimizar o trabalho é o objetivo do equipamento chamado retroescavadeira.

De um modo geral, esse equipamento funciona como um trator mais equipado, contendo uma pá montada na frente e uma carregadeira atrás.

Assim, sua função é escavar buracos, carregar peças, nivelar o chão e derrubar outros tipos de materiais, como paredes e muros.

Por ser um automóvel, é necessário que o trabalhador que utilize a retroescavadeira tenha experiência e licença para realizar o serviço. Assim, além de o trabalho ser feito com mais qualidade, riscos com acidentes e outros perigos são evitados.

4. Andaimes

Construções que precisam de partes mais altas, como prédios e casas de dois andares, precisam de um andaime.

Isso porque ele permite que os trabalhadores alcancem locais que não conseguiriam sozinhos e, assim, realizem o serviço necessário.

Como esse é um equipamento de altura grande, é preciso seguir algumas regras de segurança ao utilizá-los:

  • O chão deve ser nivelado;
  • Não deve ser colocado perto de redes elétricas;
  • Apenas profissionais treinados devem utilizar;
  • Todos os andares devem ter guarda-corpos;
  • Verificar a NBR-6494 (Segurança nos Andaimes) antes do serviço.

5. Gerador de energia

Normalmente, canteiros de obras não contam com energia elétrica, principalmente quando são em locais distantes.

Por isso, contar com um gerador de energia para a realização dos trabalhos é fundamental. Assim, é possível realizar a obra em qualquer horário do dia.

6. Guindastes para içamentos

O serviço de içamento é muito utilizado mais para o fim das construções, quando já são necessários alguns móveis e outras estruturas do local.

Apesar disso, esse não é o único momento em que eles podem ser utilizados, afinal, construções em alturas demandam muito da utilização desse item para o içamento dos materiais.

Inclusive, ele é muito contratado para mudanças e transportes de materiais que não conseguem passar por portas de prédios.

Dessa forma, os materiais, como móveis grandes, são içados pela janela ou por sacadas, por meio de equipamentos como os guindastes ou pórticos.

Para que esse serviço seja realizado, é preciso uma autorização do Corpo de Bombeiros. Pianos, sofás, camas e mesas grandes são alguns dos exemplos de objetos que são normalmente içados para dentro ou para fora de apartamentos.

Em casos em que a construção ainda não está finalizada, equipamentos grandes e pesados também são içados para andares mais altos.

Por ser um trabalho perigoso, é preciso que seja realizado por profissionais capacitados e experientes. Além disso, é preciso que utilizem Equipamentos de Proteção Individual nos momentos de serviço.

Existem diversos outros equipamentos necessários e importantes para a construção civil, além de todos os citados neste artigo.

Em todos os casos, é necessário que trabalhadores profissionais realizem a utilização deles para que as construções sejam feitas de forma correta e não haja perigo nem para os funcionários e nem para os futuros frequentadores do local.