Diversos produtos são produzido de madeira e estão frequentemente presentes no dia a dia, porém, muitas vezes seus reais atributos passam despercebidos pelos consumidores.

A madeira é um material versátil. Hoje em dia, é possível encontrar variados produtos com este material ou com derivados, tais como: banquetas, cadeiras, mesas, escrivaninhas e até mesmo quiosques.

É interessante conhecer as distinções, principalmente para adquirir com mais conhecimento e confiança em torno do produto e suas propriedades mais relevantes.  Entre os principais materiais, é possível citar:

Os itens de madeira maciça são aqueles que não contam com adição de fibras sintéticas ou aglomerados, de forma geral, apresentam boa durabilidade e resistência, principalmente a arranhões e riscos, além da possibilidade de recuperação.

O MDP consiste em um material elaborado por meio de partículas de madeira em camadas, tendo como principal característica o miolo mais grosso que a superfície.

Já o MDF, que é amplamente aplicado em móveis e utensílios, consiste na mistura de fibras de madeira prensadas, que são somadas de resina para que seja possível dar liga.

É um material extremamente versátil, pois pode ser emoldurado, pintado, furado, colado, entre outras possibilidades. No entanto, é preciso ter cautela, pois tem baixa tolerância no que diz respeito à umidade.

Já a madeira plastica, é obtida através do processo de reciclagem, tornando-se uma alternativa sustentável e muito vantajosa, no qual há a junção de vários materiais com o plástico, como fibras e serragem de madeira.

É uma inovação de alta tecnologia do mercado, ampliando a probabilidade de exploração de processos de reciclagem de diversos materiais.

Além de fornecer uma abertura para o campo da reciclagem, o que é muito benéfico para o meio ambiente, a madeira plástica traz vários outros benefícios como sua praticidade.

Pois não é necessário o uso de pesticidas e nem limpezas trabalhosas, não solta farpas, possui uma alta durabilidade e é muito resistente a fatores como umidade, maresia e corrosão.

É interessante citar que a madeira plástica não é apenas utilizada para a fabricação de diversos tipos de produtos, como também é aplicada em revestimentos, sendo assim, com a madeira plastica fachada, é possível ter também um acabamento sustentável.

Como escolher a banqueta de madeira certa?

Para escolher com segurança uma banqueta de madeira, é preciso se ater a diversos fatores, principalmente com qual finalidade esse produto será adquirido.

Afinal, as banquetas de madeira podem ser para a cozinha, ter assento estofado, ser para a churrasqueira, bar, entre outras possibilidades.

Além disso, é preciso prestar muita atenção à altura. Por exemplo, se for para uma bancada de 100 a 110 cm, a banqueta de madeira alta, com em torno de 80 a 85 cm pode ser mais favorável.

É de extrema importância que seja um assento confortável e utilizado tranquilamente no ambiente para o qual foi adquirido.

A harmonia com o ambiente também deve ser analisada, principalmente para que a banqueta combine com a decoração e funcionalidade.

Hoje em dia, há uma série modelos que podem ser encontrados, tais como os modelos estofados de couro, sarja, algodão, com ou sem encosto.

Onde colocar o quiosque de madeira?

quiosque de madeira também é um tipo de produto capaz de levar um toque rústico e ao mesmo tempo sofisticado para o ambiente, sendo que essa opção é comumente instalada em áreas externas, próximas a piscina, em jardins, chácaras, sítios, entre outros locais, servindo de forma geral, como um complemento interessante.

Ainda mais, os quiosques consistem em uma oportunidade de usufruir ainda mais do ambiente, pois ele valoriza o espaço, além de contribuir com a decoração e lazer.

O quiosque de madeira rustico podem abrigar pequenas mesas, churrasqueiras ou servirem de cobertura para outras áreas.

Normalmente, são construídos com madeira bruta, porém, existem opções pré-fabricadas, que apresentam construção prática e resistente.

Não apenas no caso dos quiosques, como nos outros produtos de madeira apresentados, é possível notar que há grande variedade entre os projetos.

Dessa maneira, é interessante analisar o tipo de ambiente onde serão colocados, a finalidade e principalmente, as preferências a serem atendidas.

É importante que o item adquirido tenha os acabamentos necessários para assegurar a resistência e prolongar sua vida útil, além de evitar prejuízos e acidentes.