O vidro é a escolha preferida pelos clientes e profissionais de decoração e arquitetura para deixar o ambiente com a sensação de ser mais amplo e leve, e, ainda, economizar na conta de energia elétrica.

Sua versatilidade é impressionante e vai muito além de ser um item de necessidade como no caso dos espelhos.
É possível instalá-lo de inúmeras maneiras no ambiente externo e interno do seu imóvel, desde a fachada até o telhado.

Como usar os vidros

Essas são algumas das formas que você pode usar os vidros em sua casa:

  • Na cozinha: prateleiras e nas portas do armário;
  • No quarto: portas dos armários e mesas;
  • Na sala de estar: corredores, mesa de jantar e lustre;
  • No banheiro: pias e box do chuveiro;
  • No teto: como telha transparente.

Confira agora as dicas que reunimos para quem deseja inserir o vidro na estrutura e decoração:

1. Soluções em banheiro

A cuba de vidro é uma alternativa à pia convencional, pois garante modernidade e aspecto de limpeza.

Ela pode ser instalada de diversas maneiras: encaixada, apoiada ou encaixada na bancada do banheiro. Geralmente são usadas apoiadas totalmente sobre as bancadas.

Ao escolher uma cuba de vidro, é sempre importante se preocupar que a altura bancada seja menor que a convencional.

Além disso, as torneiras devem ser acionadas na parte de cima, as de bica alta. Como meio de facilitar, algumas cubas já vem com os furos de instalação de fábrica.

Muitas vezes as cubas, no banheiro, são deixadas como último item a ser definido, contudo elas podem complementar a decoração, trazendo ao espaço mais personalidade e beleza.

Encontradas em diversos materiais, formatos e preços, as cubas disponíveis no mercado agradam aos mais variados gostos e cabem em qualquer orçamento.

2. Vidro no teto

Além de pensar nos detalhes de decoração, você não pode esquecer de como o telhado será funcional e resistente, para sua casa. Existe uma infinidade de tipos de telha no mercado.

A seguir, vamos te mostrar as vantagens e a funcionalidade de se ter uma telha transparente. Assim, você faz a melhor escolha na hora de construir ou reformar.

O principal ponto positivo de quem escolhe uma telha de vidro é a facilidade na incidência de luz solar nos ambientes. O que diminui na hora de pagar a conta de luz e valoriza a decoração e o contato com o exterior da casa.

Essas podem ser utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, portuguesa, americana, francesa, italiana, mediterrânea).

3. Telha portuguesa

Como forma mais econômica de conseguir iluminação natural em qualquer ambiente, podemos destacar a telha portuguesa de vidro.

Para quem entende de construção civil e de decoração, essa é a melhor opção para você optar na hora de construir.

Além de reduzir o consumo de energia elétrica durante o período de sol, ela ainda propicia o aumento do conforto térmico no ambiente.

Trazendo vantagens econômicas e decorativas, esse tipo de telha também configura um aumento das condições de higiene e saúde do ambiente que recebe a iluminação natural: ajuda a evitar a formação de mofo e a combater os fungos, bactérias e outros fatores prejudiciais à saúde da sua família.

4. Telha ecológica

Mais do que nunca, as pessoas estão com consciente ecológico mais ativo. Essa preocupação faz com que as pessoas busquem soluções que contribuam com o meio ambiente, como os materiais reciclados.

Além de ser ecologicamente correta, a telha ecologica pode ser utilizada sem que haja prejuízo de qualidade conhecida já pela telha tradicional, usada pela maioria.

Essas telhas são produzidas com caixas, tubos de pasta de dente e ainda garrafas PET e as de fibras naturais, usam-se do papelão cozido em betume como sua principal matéria-prima.

Além de serem impermeáveis, o que garante a saúde humana, ainda são inquebráveis, atóxicas, e não são inflamáveis. Se a instalação for feita de acordo com as norma, ela dura, normalmente, mais de duas décadas.

Sua vida útil, normalmente, é de vinte e cinco anos, desde que sua instalação seja feita de acordo com as normas do fabricante.

5. Portas de vidro

A porta de vidro está cada vez mais ocupando espaço nos projetos de arquitetura de interiores, seja para separar um ambiente do outro ou em armários na cozinha, no quarto e banheiro.

A porta de correr de vidro temperado é mais indicada pela resistência do material que é produzido com um choque térmico, tornando-o muito mais rígido. Sua resistência é até 5 vezes maior que o vidro comum.

Além de não comprometer o espaço quando aberta, uma vez que ela caminha para os lados e não se desloca para frente ou para trás.

Com tantas vantagens e resultados incríveis, dá até vontade de ter vidro por toda a casa, né?