Um canteiro de obras precisa contar com muitos itens importantes. Um dos mais fundamentais são os de segurança. Não só os que serão instalados na construção, para uso posterior. Mas também para a própria proteção dos trabalhadores e gestores do local.

Essa questão, muitas vezes, é deixada de lado e pensada por último, mas na verdade deve estar presente desde o início do planejamento.

Importância dos itens de segurança

Os itens de segurança na construção civil são de extrema importância. São eles que garantem que tudo sairá conforme o planejado, sem que nenhum acidente atrapalhe e atrase toda a produção.

Sendo assim, investir nessas questões é objetos. Ameaças e riscos são diminuídos e até mesmo eliminados com a utilização deles.

É preciso lembrar desses equipamentos tanto durante a construção quanto depois. Ou seja, instalar os itens de segurança na construção para que os usuários futuros os utilizem também é extremamente necessário.

Para isso, esses objetos devem constar no planejamento, como comprar extintor de incêndio e detectores de fumaça.

Tipos de itens de segurança

Dessa forma, existem várias ações e itens de segurança que precisam estar presentes no dia a dia da construção civil. Em relação às ações, a mais importante é a manutenção de equipamentos e máquinas.

Com isso, as ferramentas utilizadas garantem a segurança do trabalhador e das pessoas em volta do trabalho. Isso é necessário principalmente com equipamentos que necessitam de seres humanos para funcionar, como a empilhadeira semi elétrica, caminhões munck e guinchos.

1. EPIs

Durante a construção, é fundamental que todos os trabalhadores utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). São eles que trazem a segurança necessária para a realização de diversas atividades.

Inclusive, a utilização desses materiais são regidos pela Norma Orientadora (NR) 6. Assim, é a empresa que deve oferecer esses equipamentos, não sendo responsabilidade do trabalhador.

Porém, é obrigatório que o servidor utilize esses itens. Caso contrário, ele pode ser dispensado do trabalho. Alguns dos EPIs utilizados em reformas e construções são:

  • Protetores auditivos;
  • Óculos;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Botas;
  • Viseira;
  • Máscara;
  • Cintos;
  • Protetor solar.

2. Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é um item que deve ser utilizado tanto no momento da construção quanto após seu término. É um equipamento de extrema importância que pode diminuir problemas, evitando até mesmo tragédias e ferimentos graves. Eles devem estar ao alcance das mãos dos trabalhadores e em locais de fácil acesso.

Na verdade, o ideal é que trabalhadores do canteiro de obras e do local que está sendo construído façam o curso brigada de incêndio.

O objetivo é que saibam como e quando utilizar os extintores. Dessa forma, a segurança pode ser ainda mais completa. Inclusive, o uso desse item é obrigatório em qualquer empresa, desde empresas de engenharia grandes até lojas e comércios.

Os extintores são formados por pó químico e água. E quanto maior o porte da empresa, maior a quantidade de extintores que devem ser instalados. Além disso, eles devem ser renovados a cada um ano.

3. Detector de fumaça

O detector de fumaça é outro equipamento que pode ser muito útil na construção civil. Eles podem prevenir incêndios e diminuem drasticamente o risco de acidentes graves.

Ele é um item tecnológico que, ao perceber fumaça no ambiente, envia um aviso para uma central, que detecta o local do início de incêndio. Esse sinal pode fazer com que o incêndio seja contido logo no seu início e permite que as atitudes necessárias sejam tomadas.

4. Alarmes

Os alarmes são outros itens extremamente necessários tanto durante a construção quanto após sua finalização. Eles garantem segurança contra roubos, furtos e podem ser instalados até mesmo contra incêndios.

Ele é necessário no próprio canteiro de obra principalmente porque, durante a noite, muitos dos equipamentos e outros materiais ficam no local, sendo fáceis de serem levados.

Sendo assim, por serem equipamentos com um custo muito elevado, investir em sistemas de segurança com alarmes acaba sendo uma atitude muito importante.

Num geral, todos os itens e formas de segurança tanto no momento da construção quanto após a entrega do novo edifício são de extrema importância.

Investir nessas ações, portanto, significa proteger tanto o trabalho quanto o trabalhador. Isso aumenta a qualidade do trabalho e a seriedade da empresa. A segurança é uma questão que deve estar presente desde o planejamento inicial de uma obra.