Para que o comércio seja mantido de forma sempre bonito esteticamente e atraia cada vez mais clientes, é necessário investir em um item essencial: a manutenção do lugar.

A limpeza de um ambiente pode dizer muito sobre ele, de forma geral. Higiene é um elemento imprescindível para a maioria das pessoas e também a primeira característica mais reparada em estabelecimentos.

Por isso, se você possui qualquer tipo de comércio, independente do segmento, fique de olho na manutenção que precisa dar ao local.

Começando pela parte exterior do negócio, verifique se a Limpeza de fachada já foi solicitada ou se é necessária.

Essa limpeza externa faz com que o ambiente se comunique com o cliente de forma mais efetiva, afinal, lugares com aspecto de organização são muito mais atrativos.

Por ser uma limpeza externa, há duas opções de execução. Você pode escolher  por contratar uma empresa que disponibilizará todo o auxílio necessário para a faxina, tais como equipamentos tipo escada para subir nas alturas e prestar os serviços de limpeza desejados.

A segunda opção é a famosa faça você mesmo.

Essa escolha pode parecer mais prática, porém vale levar em conta o seu estilo de vida e de rotina. Se preciso for faça uma lista com as prioridades do seu dia a dia e veja se sobra tempo para exercer esse tipo de função.

Vejas principais vantagens de manter o seu negócio sempre bem apresentável:

  • Atração de novos clientes
  • Relação próxima com clientes antigos
  • Sensação de higiene no local
  • Organização e planejamento
  • Mais lucro

Faça um planejamento, coloque no papel o quanto está disposto a gastar com manutenção da loja ou do comércio e, a partir disso, veja qual opção se adapta melhor a sua realidade.

Primeiras impressões

A primeira impressão é a que fica, já ouviu essa frase? Pois ela parece funcionar bem entre os clientes que circulam comércios diariamente.

Além de prestar atenção e cuidar da parte externa do ambiente, como fachadas, toldos e letreiros, é importante também ficar atento a parte interna do estabelecimento.

Prateleiras empoeiradas, chão sujo, uniformes descaracterizados são elementos que contam (e muito) na satisfação do cliente.

Por isso, se preciso for, contrate um auxiliar de limpeza para manter tudo organizado e limpo no dia a dia. Existem empresas que terceirizam esses trabalhadores de forma que fica mais fácil encontrá-los para estabelecer o vínculo empregatício.

Pense que manter o ambiente com aspecto de limpeza é ideal para garantir uma boa harmonia com o mercado, para atrair novos fregueses e continuar impulsionando o crescimento do seu negócio. Dessa forma, novo lucros virão e o investimento poderá ser cada vez maior para a manutenção da sua loja.

Procure pelo material de limpeza certo e execute a contratação desse serviço. Lembre-se ainda que um ambiente bem arejado e com odor agradável é ótimo para ser falado como uma referência de indicação no comércio local.

Se atente aos detalhes, eles podem fazer a diferença no seu mercado.

Outros investimentos

Para além de investimentos propriamente sobre limpeza, existe também investimentos que podem dar frutos para a vida inteira. É o caso de um Projeto energia solar residencial.

A instalação da energia solar vem se tornado comum nos últimos anos devido ao valor excessivo pago todo mês as empresas de energia. Com um projeto para o uso da mesma, esse item tem se popularizado e ganhado a graça de comerciantes e moradores.

O ideal para ter uma noção do valor a ser investido em um projeto desses, é procurar um consultor da área. Ele poderá indicar melhor qual o tipo de placa necessária para a sua necessidade, além de ver as medidas exatas do seu telhado e onde as placas serão instaladas.

A energia sola, por si só, tem como missão preservar o  amanhã. Normalmente, o investimento necessário para a instalação do projeto já vem da própria economia de energia que as placas irão gerar. De toda forma, o essencial é a consulta de um técnico da área.

Existe também a possibilidade de Remediação de áreas contaminadas, caso o sei negócio fique perto de áreas anteriormente intoxicadas por elementos que contaminam o solo.

Para esse processo, então é fundamental a presença de um profissional sério e ético, que cumpra as normas e ordens estabelecidas por lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *